CÂMARA OUTORGA TÍTULOS DE “CIDADÃO SANTARENO”

capa

No encerramento dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Santarém, várias pessoas foram agraciadas com títulos de Honra ao Mérito e de Cidadão Santareno. A sessão especial em homenagem a personalidades que contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento do município, ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), e contou com a presença dos 21 parlamentares. As galerias do plenário Benedito Guimarães também estavam lotadas pelo público, amigos e familiares dos agraciados que foram prestigiar a sessão. O empresário Paulo Sérgio Leite e o jornalista Emanuel Júlio Leite receberam o título de Cidadão de Santarém, comenda proposta pelo vereador Valdir Matias Jr. (PV) e aprovada por unanimidade pelos vereadores.

O primeiro homenageado com o título de Cidadão de Santarém, foi o jornalista Emanuel Júlio Leite da Silva, 57 anos, um dos principais responsáveis pela divulgação do turismo no município. Emanuel é formado em Gestão Empresarial e Graduado em Administração de Empresas. Atuando em Santarém, Emanuel Júlio Leite trabalhou na Prefeitura de Santarém em dois períodos distintos. Na sua primeira passagem pela administração pública (1997-2004), foi o coordenador municipal de Turismo, função na qual se dedicou à divulgação dos potenciais turísticos da Pérola do Tapajós. Esteve à frente das principais ações que ajudaram a elevar o nome de Santarém nos cenários nacional e internacional.

Já na administração do prefeito Alexandre Von (2014-2016) exerceu o cargo de coordenador de Marketing da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Santarém (Semdetur). Juntamente com o secretário da pasta, à época o vereador Valdir Matias Jr., mais uma vez deu sua contribuição com a efetivação do Plano Estratégico de Turismo de Santarém e Belterra, lançado em junho de 2015. Além disso, participou diretamente das principais ações de marketing desenvolvido pela Semdetur no mandato do ex-prefeito.

Emanuel Júlio Leite também é roteirista, produtor, repórter e apresentador de TV. Na TV Tapajós, em seu retorno em 2016, como não poderia ser diferente, se dedicou a divulgar o turismo santareno por meio do programa Vem Com a Gente.

Hoje, o jornalista está focado em seu mais novo projeto, o Canal Turismo Aqui, no YouTube, produzindo conteúdo sobre o turismo da Amazônia.

O agraciado é autor de dois livros com temática turística e produtor e diretor de documentários.

O segundo homenageado do líder do PV com o título de Cidadão Santareno foi o empresário Paulo Sérgio Leite da Silva. Ele é sócio-fundador da Casa Cristalina; da Nominal Locadora de Veículos, com sede em Santarém e Juruti. Além de empresário bem sucedido é um incentivador de atividades ligadas ao desenvolvimento turístico do oeste paraense.

Paulo Leite fez do espírito empreendedor a sua vantagem competitiva, ao investir em dois ramos completamente distintos, mas que respeitam peculiaridades regionais, como o comércio e a prestação de serviços. O empresário iniciou a sua trajetória empresarial na segunda metade da década de 1980 na região de garimpo no Alto Tapajós, com a Mineração Serra Morena e o Táxi Aéreo Serra Morena.

Paulo Leite é casado, tem 55 anos, e é graduado em Ciências Contábeis.

Falando em nome dos agraciados, o jornalista Emanuel Júlio Leite agradeceu a honraria recebida e valorizou o reconhecimento do Poder Legislativo às pessoas que deixaram suas cidades, seus estados e hoje residem, trabalham e muito fazem pelo progresso de Santarém.

Comentários