Perfil Valdir Matias Jr. – Desenvolvimento Sustentável de Santarém

“O atendimento de parte de nossas necessidades individuais e coletivas, passa necessariamente por um setor público eficiente. E Santarém merece e deve contar com seus mais preparados, determinados, sérios e competentes filhos”.

Não foi por acaso que Valdir Matias Jr. decidiu ingressar na vida pública e colocar seu nome à disposição da população para concorrer a um cargo de vereador pela primeira vez em 2004. Ele queria ajudar a garantir um setor público capaz de atender as necessidades da população, e como parlamentar, poderia dar os primeiros passos nesta luta.

Filiou ao PL em setembro de 2003 e no ano seguinte se elegeu vereador com 3.069 votos. Dois anos depois, em setembro de 2005, ele entraria para o partido que daria o norte à sua vida política. Ingressou no Partido Verde (PV) e naquele mesmo ano se candidatou ao cargo de deputado estadual, recebendo 6.030 votos.

Em 2007 assumiu a presidência do PV em Santarém e em 2008 candidatou-se a vereador novamente, recebendo 2.686 votos dos 4.555 que o PV atingiu na eleição proporcional do município, sendo o 4º candidato mais votado da coligação DEM/PV, ficando na 1ª suplência. Após uma decisão judicial que cassou o mandato do terceiro mais votado da coligação, tomou posse para o exercício do seu segundo mandato consecutivo. Matias Jr. foi o líder do PV na Câmara de Vereadores e um dos parlamentares mais atuantes naquela legislatura.

Em outubro de 2012 reelegeu-se para o seu terceiro mandato consecutivo. Foi o segundo mais votado dentre os 42 candidatos, com 1.903 votos, em uma coligação composta por 5 partidos.

Em outubro de 2016, foi reeleito para seu quarto mandato consecutivo. Com 2,015 votos.

Atuação parlamentar – Logo que chegou à Câmara, Valdir Matias Jr. assumiu um papel de destaque como parlamentar, atuante e fiscalizando as ações do Poder Executivo. Já no seu primeiro ano como legislador, apresentou um Projeto de Lei, que hoje é conhecido como a ‘Lei das Filas’. Em 2006, Valdir apresentou o projeto de lei que iria regulamentar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais que funcionam à noite.

Em 2010, teve outro importante PL aprovado pelo Poder Legislativo: o Programa Municipal de Reciclagem Ambiental Participativa (PMRAP). Ele também é autor do projeto que proíbe a circulação de veículos nas praias e da Lei das Sacolas plásticas.

Em 16 anos de mandato parlamentar, Valdir Matias Jr. sempre defendeu a bandeira do desenvolvimento sustentável, apresentando propostas que atendam os interesses da coletividade. Foi assim com inúmeros projetos que se tornaram leis e que hoje fazem parte do cotidiano do povo santareno.

Comentários