Perfil Valdir Matias Jr. – Secretário Municipal

valdir matias valendo

Poucos políticos em Santarém podem ser orgulhar de ter 4 mandatos consecutivos como vereador. Valdir Matias Jr. é um deles. O atual vice-presidente da Câmara Municipal, ocupa o seu segundo cargo na Mesa Diretoria da Casa e em 16 anos de vida pública já exerceu funções importantes na administração pública municipal. É um dos políticos mais atuantes de sua geração.

Economista de formação, servidor público concursado, pai de família, Valdir é um cidadão santareno (outorgado por decreto legislativo) preocupado com as questões sociais, econômicas e ambientais da cidade.

Matias Jr. tem contribuído diretamente com o desenvolvimento sustentável de Santarém, seja como legislador ou gestor público.

Na gestão do ex-prefeito Alexandre Von assumiu um papel importante na Prefeitura, sendo nomeado para os cargos de secretário de Planejamento e Desenvolvimento e posteriormente de Turismo, no período de janeiro 2013 a março 2016.

Como secretário de Planejamento, juntamente com o prefeito e toda sua equipe, definiu ações e metas no campo econômico para fortalecer a economia local, estimulando o emprego e a renda. Além disso, colaborou para o pleno funcionamento da máquina pública municipal, viabilizando estratégias que tornaram a Prefeitura sustentável do ponto de vista financeiro. Valdir Matias Jr. participou da articulação de vários empreendimentos para o município, durante o período em que esteve à frente da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento.

Incentivou micro e pequenos empreendedores, por meio de programas como CredCidadão e o Microcrédito sustentável. Por meio do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI), discutiu importantes ações para o fortalecimento e destravamento da nossa economia.

Como secretário de Turismo, Valdir Matias Jr., encabeçou a equipe que definiu um bem elaborado plano estratégico para o setor turístico da Pérola do Tapajós: O Plano Encontro, que traçou ações para os próximos 10 anos.

Potencializou a cadeia produtiva turística, apoiando inúmeros eventos que atraíram, neste período, milhares de turistas à cidade; revitalizou um dos espaços mais visitados do município, que valoriza o artesanato de Santarém: o Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós e também apoiou atividades esportivas que trouxeram à cidade competições que muito ajudaram na divulgação turística de Santarém.

Comentários