Vereador pede volta do Cheque Moradia para Santarém

MORADIA

Para proporcionar o bem estar de centenas de santarenos que precisam melhorar suas casas, o vereador Valdir Matias Jr. (PV), usou a tribuna da Câmara de Santarém, durante a sessão desta terça-feira (25), para pedir ao Poder Executivo municipal, o retorno do programa Cheque Moradia, que garantia às pessoas de baixa renda o acesso a recursos para a construção, ampliação ou reforma da casa. O programa, segundo o parlamentar, foi desativado há cerca de quatro anos no município, sem que a Prefeitura aderisse a outros programas para atender às famílias que não têm onde morar.
O líder do PV na Câmara lembrou que o programa é um mecanismo importante que oferece auxílio aquelas pessoas que não possuem condições de melhorar ou construir o seu imóvel. Matias Jr. destacou a importância de programas habitacionais para atender quem não possui uma moradia. Segundo ele, o déficit habitacional do município, com base no Censo de 2010, era de 12 mil e deve ter aumentado nos últimos anos com o surgimento de novas ocupações.
O que chama a atenção e preocupa o parlamentar é o fato de o programa estar sendo executado em outras regiões do estado, por meio do programa Sua Casa, que é o antigo Cheque Moradia. Somente nos últimos dias, por exemplo, 78 famílias foram beneficiadas em Ipixuna do Pará e 55 em Breu Branco e Nova Ipixuna. Valdir cobrou do prefeito Nélio Aguiar que interceda junto ao governador Helder Barbalho, para que o programa seja reativado em Santarém e volte a atender as famílias santarenas com este importante benefício.
O programa Sua Casa, fez uma requalificação do Cheque Moradia e hoje consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e também para ajudar no pagamento da mão de obra. A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) é quem executa as ações do programa no Estado.

Comentários