PREVENÇÃO DE ACIDENTES: PLACAS EDUCATIVAS NOS ESTACIONAMENTOS

estacionamento

Um trânsito mais seguro para todos. Foi com este propósito que o vereador Valdir Matias Jr., em 2005, apresentou um Projeto de Lei, que torna obrigatória a instalação de placas educativas para a prevenção de acidentes de trânsito dentro dos estabelecimentos empresariais que exploram estacionamento de veículos. A indicação tem como intuito organizar a maneira como é feito o estacionamento, sobretudo na região central da cidade, onde o fluxo, tanto de veículos quanto de pessoas, é intenso.

Em Santarém, os índices de acidentes de trânsito são altíssimos e as tragédias nas ruas ocorrem principalmente pela imprudência de condutores. Mas, é preciso também orientar o pedestre e todos os usuários do trânsito, em todos os setores, ruas, calçadas, estacionamentos, rodovias, estradas e até nas escolas com placas com mensagens educativas sobre as leis de trânsito e de valorização da vida.

Segundo o autor da matéria, as mensagens educativas servem de orientação e alerta à consciência tanto de quem está ao volante quanto do pedestre, promovendo maior segurança do trânsito para todos.

O PL sugere que as placas devem informar aos pedestres e condutores de veículos sobre a necessidade da utilização de cinto de segurança, sobre a travessia dos pedestres na faixa de segurança, sobre a proibição do uso do aparelho telefônico celular enquanto dirigem, entre outros.

As placas educativas e indicativas deverão ser instaladas em locais apropriados e de fácil visibilidade, tais como na entrada e saída dos estacionamentos, nas esquinas e cruzamentos dos estabelecimentos, proporcionando aos condutores e pedestres sua leitura, para a prevenção de acidentes de trânsito.

Comentários